quarta-feira, 14 de junho de 2017

Minimalismo




Desde criança aprendemos que quanto mais coisas tivermos (e quanto mais novas e cobiçadas melhor), mais seremos felizes.
Não estou dizendo que só importa o ser (não adianta falar isso e correr pra comprar o sapato da moda, só pra não ficar por fora). Tudo pra preencher uma falta interna, que será seguido por mais um objeto de desejo. Não importa o tamanho, se é um livro, um carro, aquilo que é melhor por ser mais caro, a roupa por causa de uma etiqueta, tudo para preencher uma necessidade imaginária.
O minimalismo, vai na contracorrente. Ao invés de acumular e acumular, o minimalismo defende que as pessoas deveriam ter o mínimo.
Ao deixarmos tantas coisas irem embora (para doação ou venda) ficamos mais leves, mais em paz, mais felizes.
Prestando um pouco mais atenção na satisfação com a vida e a felicidade.
Isso não significa viver em um lugar pequeno, se livrar de todas as roupas, móveis e eletrodomésticos.
Minimalismo é mais que um estilo de vida, é uma maneira de ajudar quem quer se livrar dos excessos para encontrar a felicidade.
Ao identificarmos o que não é necessário, tomamos decisões melhores e nos livramos da culpa causada pelo consumo desenfreado. Por causa desse consumo acabamos nos sentindo presos a nossos empregos, mesmo nos sentindo infelizes.
Para ser minimalista não existem regras, cada um sabe o que é importante para si mesmo, e isso está ligado ao que cada um entende como felicidade.
Não está errado querer ter uma casa e um carro confortável, o problema está no significado real que as coisas tem na sua vida e no sacrifício que fazemos, sem perceber o quanto arruínam nossa paz de espirito e até nossa saúde.
Uma pessoa que vive querendo mostrar aos outros que pode todo ano comprar um carro zero ou modificar periodicamente a decoração da casa, mas se afunda em dividas por causa disso, acaba ficando doente ou coisa pior.
Será que então vale a pena?
Mesmo sem ter regras, existem alguns caminhos para se tornar minimalista:

1. Pague todas suas dividas

Ficamos felizes quando compramos, mas ao ver o extrato do cheque especial ou a conta do cartão de crédito a angústia e o arrependimento tomam conta da gente.
Com o dinheiro que sobrar depois que liquidar as contas, você pode viajar, ir ao cinema, enfim, fazer coisas que te deixam felizes. 

2. Reduzir as idas ao shopping

Evitamos assim, comprar coisas que usará pouco ou nenhuma vez. E assim usar mais o que já tem no armário. 

3. Se livrar de tudo que não tem utilidade 

Cds e dvds que não são mais usados por você, roupas de quando você era mais gordo ou mais magro, ou mesmo coisas que você enjoou.
Seguindo as dicas acima e mais essa, nos desapegamos daquilo que não vai nos fazer falta, e ainda deixamos nossa casa mais fácil de limpar, ficando com mais tempo para fazer as coisas que gostamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário